domingo, 18 de outubro de 2009

Movimentos religiosos parte 1

Caro leitor, o intuito dessa postagem, não é o debate sobre a existência ou não de Deus, mas sim, do porque as pessoas, sentem necessidade de que alguem lhes digam o que deve ser feito para alcançar a desejada "salvação".


Porque a religião?
Há muito tempo, a raça humana degladeia-se quando o assunto é religião, e mesmo hoje, em pleno século 21, as pessoas ainda criticam outras por seu diferente modo de pensar. Acredito que o principal propunsor da religião seja o medo. As pessoas têm necessidade de receber ordens, de que alguem lhes diga o que é certo ou errado, talvez por isso, as religiões permaneçam tão fortes até hoje. A necessidade de vêr outras pessoas seguindo o mesmo caminho, também é essencial para que a crença naquela religião aumente.

Contrariedades

Batista, Pentecostal, Universal, Internacional, Católica, são todas igrejas que pregam a adoração ao mesmo Deus, Jeová, mas nem por isso, conseguem viver em harmonia. A igreja católica apesar de acreditar no mesmo Deus que as demais, acredita também, em santos e santas, e tem a crença de que suas imagens realizam milagres de cura, crença essa que é desencorajada pelo seu próprio livro sagrado, a bíblia: "Não fareis para vós ídolos, nem vos levantareis imagem de escultura, nem estátua, nem poreis pedra figurada na vossa terra, para inclinar-vos a ela; porque eu sou o senhor vosso Deus". Enquanto isso, as igrejas protestantes, como a Universal e a pentecostal pregam aos seus fiés, que o mundo é unicamente uma batalha entre Deus e os demônios, qualquer doença ou anormalia está diretamente associada a intervenções demoniacas, e a oração é o único remédio. Além disso, acreditam também que a diversidade religiosa e os avanços cientificos nada mais são que "tentações"(como eles mesmo designam) dos demônios com a única intenção de afastar o fiel de Deus.

Dizimo

O assunto mais polêmico com relação aos grupos religiosos é sem sombra de dúvidas o dízimo. Ao meu vêr, uma pessoa tem o direito de fazer o que quizer com o seu dinheiro, e ninguem, absolutamente ninguem, tem o direito de interferir nisso, desde que não esteja financiando atos ilegais, porém, quando uma pessoa, usa desse pretexto para manipular outras pessoas com menos conhecimento, isso passa sim, a se tornar um crime. Não se deve fazer uma pessoa acreditar que ao doar dinheiro a uma igreja ou comprar livros, cds, ou lembranças, sua alma será, de alguma forma abençoada, simplesmente pelo fato de que issso não é verdade. Não foi esse o ensinamento do profeta Jesus Cristo, ao destruir o comércio existente nas portas da "casa do seu pai" como ele mesmo disse: "E achou no templo os que vendiam bois, e ovelhas, e pombos, e os cambiadores assentados. E tendo feito um azorrague de cordéis, lançou todos fora do templo, também os bois e ovelhas; e espalhou o dinheiro dos cambiadores, e derribou as mesas; e disse aos que vendiam pombos: Tirai daqui estes, e não façais da casa de meu Pai casa de venda".
O livro sagrado dos cristãos, não segue a ideologia pregada pelo seu principal mentor, Jesus Cristo. É comum em muitos trexos nos depararmos com ordens de assassinatos em massa por parte de Deus. A irá, um sentimento que ao meu vêr é humano demais, para um Deus tão poderoso, e que vai totalmente contra aos ensinamentos de paz e felicidade pregadas pelo seu filho. Então eis que surge a principal questão. Porque acreditar em um livro profético que sabemos com toda certeza que foi manipulado ao bel prazer dos seus detentores durantes mais de mil anos? Porque acreditar, nas pessoas que sabem disso, mas mesmo assim, continuam a ensina-la como o sublime simbolo da verdade final? São essas as questões que desejo trazer a vocês leitores, e espero que opinem sobre o real sentido dessa contaminação ideológica por parte dos grandes lideres das igrejas. O que eu acho? Contarei em breve, na parte 2 dessa análise.

Nenhum comentário:

Postar um comentário