terça-feira, 20 de outubro de 2009

Alienação


O que se entende por alienação? É comum me deparar na internet com essa palavra em "tom" ( se é que se pode chamar assim) de chingamento. Mas o que é necessário para caracterizar se uma pessoa é ou não alienada e definir qual o seu grau de alienação?
Globo e Record, Veja e Istoé, são alguns dos mais fortes meios de comunicação do nosso país. São elas as principais criadoras de opinião do grande público, ou seja, do povo brasileiro. Tenho a impressão de que algumas pessoas acreditam que se você ler essas revistas e assiste os noticiários televisivos (ou apenas um dos dois), passa a deter o conhecimento necessário para debater qualquer assunto polêmico, tal como a educação escolar, o trabalho infantil, a pena de morte (leia o artigo), entre outros. Porém a obviedade de que essa afirmativa não condiz com a verdade é tão transparente quanto os vidros de uma vitrine de loja em um shopping center. Ao assistir tais canais, ou ler tais revistas, você não cria uma opinião sobre tal fato, mas sim absorve a opinião que a mídia lhe oferece e a usa como resposta final para qualquer debate.
É comum, de tempos em tempos, nos depararmos com alguns casos policiais que a mídia oferece mais destaque, como o caso do "ônibus 174" sequestrado por aquele jovem delinquente em uma rua carioca que garanto, que vocês leitores devem conhecer(postarei o documentário em breve). A mídia caracterizou o caso como um "erro por parte da polícia", que ao fuzilar o rapaz, acabou por errar o tiro, e acertar uma jovem sequestrada. Foi a mídia também que culpou o governador por não dá a ordem de atirar na cabeça do infrator. Porém, não foi a mídia, que culpou a burguesia brasileira por tal ato, sim, porque é ela também a culpada. São eles, a burguesia, a principal detentora de opinião e do poder político de nosso país, mas nem por isso ela se move, para tentar concertar aquele erro que foi excluir uma grande população nos morros, não só cariocas como em todo o país.
O mas engraçado de tudo isso, é que a população pobre simplesmente ignora fatos como esse, eles simplesmente repetem o que os burgueses lhe mandam dizer e acreditam piamente no que o jornal das oito (sim, já que, em sua grande maioria, são exímios escapistas quando o assunto é leitura) lhe diz, sem sequer duvidar de uma mínima palavra que seja. "Mas eu vi na globo!" é o que dizem, ou para os que se acham menos manipulados; "Não assisto mais globo, ela é muito manipuladora, agora, só ligo a tv para assistir a Record". Fatos como esse já não impressionam mais. A população aceita a alienação, você aceita a alienação, eu aceito a alienação, porém, somos alienados em graus diferente, mas todos, sem exerção, sofrem algum tipo de alienação, pelo menos, na minha opinião. E antes de acabar o artigo, lembram-se do caso que citei do jovem sequestrador logo acima? Ele foi morto no carro, asfixiado pelos policiais, isso você também já deve saber. Mas o que poucos sabem é que todos os policiais envolvidos no asfixiamento do jovem foram absorvidos por júri popular. A população carioca absorveu os culpados do assassinato de um jovem sem defesa. Não que eu ache que em outro município do país seria diferente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário