quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Políticos corruptos, de quem é a culpa?




Os políticos tem como papel principal ser um agente de voz do povo. Está nele contida toda a representatividade de sua população. A escolha dos políticos como nós todos sabemos é feita pelo voto democrático e secreto. Não seria errado então afirmar que se um político usa de sua posição para roubar verbas públicas ou usa o seu cargo para benefício próprio, ele nada mais estaria fazendo do que sendo um espelho da própria população, ou seja, fazendo aquilo que outro dos que votaram nele estaria fazendo em seu lugar, estou certo?
Infelizmente, as coisas não são tão fáceis assim. Estaria sim certo, se a população tivesse discernimento para entender esse processo, mas no momento em que a grande parcela da população desconhece todo o poder contido na propriedade do voto e o vende por uma festa ou por uma cesta básica, seria então esse povo ainda assim culpado? Esse povo que não conhece a síntese da palavra “direitos”, que aceita na revista dos policiais os tapas nas genitálias calado, e aceita que a justiça puna exemplarmente apenas o pobre. Seria esse povo o culpado?
Enquanto aos que lhe retem o direito de aprender? Enquanto os que lhe tiram o direito de ir e vir? Enquanto os que tem a capacidade de mostrar-lhes o que fazer mas não o fazem, não seria essas pessoas, a classe média, a principal culpada pelo político corrupto? Comente e opine.

Nenhum comentário:

Postar um comentário