quarta-feira, 17 de março de 2010

Documentário: Orwell se revira no túmulo.



"Mais um documentário que definitivamente vale a pena assistir, dessa vez um produção estadunidense que faz uma ponte incrível entre a atuação da grande mídia (ou do PiG, Partido da Imprensa Golpista, como diria Paulo Henrique Amorim) e a belíssima obra de George Orwell, 1984.







O documentário é uma denúncia do abuso de poder e influência da imprensa, através da manipulação e escolha das informações e da falsa ilusão de diversidade e pluralismo que esconde na verdade não um sistema competitivo de distribuição de informações e notícias, mas sim de um cartel, onde meia dúzia de empresas controlam todos os meios de comunicação, seja o rádio, a TV (inclusive à cabo) e também os jornais e revistas.






Para além dessas 5 ou 6 empresas ainda surge uma uniformidade mais gritante, pois ali os interesses confluem na mesma direção e se confundem, pois essa elite midiática é também a elite econômica e política da sociedade, e dessa forma tudo que ela faz é garantir seus próprios interesses e jogar sozinha o jogo do poder.






Enquanto isso, como diz Michael Moore durante o filme, as pessoas acenam bandeira e gritam “Somos livres! Somos livres! Vivemos numa democracia! Uhuuu!!”. Quando na verdade tudo que as elites representam são a si mesmas e assim essas elites se tornam cada vez mais ricas, as classes baixas cada vez mais pobres e a classe média vai perdendo espaço e desaparecendo.






Durante o filme as passagens do romance de Orwell são citadas de maneira quase profética, e é impossível não notar as semelhanças e os paralelos entre o “Partido” e nossas corporações midiáticas e as ferramentas usadas por ambos para controle e dominação.






No fim da históriaa crítica de Orwell vai além da ficção e não permite apenas que imaginemos a opressão do Grande Irmão, mas que possamos sim reconhece-la aqui e agora, bem diante de nossos olhos, nos resta agora resolver se vamos esperar pelo Ministério da Verdade e pela Polícia das Idéias nos encurralarem e manipularem nossos pensamentos (que nesse ponto já não serão mais nossos!) ou se vamos fazer algo contra isso (seja lá o que for).






No livro o final não foi muito bom pra quem resolveu ir contra o “Partido”, mas quem sabe fora das páginas da literatura o resultado não seja outro."



Faça o download do torrent do filme aqui.






Fonte: Além Da Consciência

Nenhum comentário:

Postar um comentário